segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Faça um Linux Home Server dados de um PC velho


Então, você tem um computador velho, e você não sabe o que fazer com ele. Claro, ele não pode jogar jogos de vídeo novas, talvez não pode executar o software mais recente e maior, não se preocupe, não é totalmente inútil. Converter o seu computador velho em um servidor de dados casa abre um leque de possibilidades, e uma série de coisas novas que você pode fazer com seu computador (es) e da rede.

Então, como você faz isso? Bem, se ele já está configurado para rede do Windows, você tem o básico criados para um servidor de arquivos Windows, e pode simplesmente usar sua rede de área local para transferir / trabalhar com arquivos, no entanto, este artigo vai mostrar-lhe o forma mais eficaz, e mais poderoso: a criação de um servidor de arquivos Linux.

O primeiro passo é escolher uma distro Linux, DistroWatch.com lista as distribuições mais populares, e analisa uma série de distribuições, nós vamos usar o Ubuntu [5.10] sistema operacional, com uma instalação do servidor, simplesmente porque é o operacional autor, este sistema utiliza para seu desktop, e está rapidamente se tornando a distribuição mais popular ao redor.

Seu computador antigo provavelmente tem memória suficiente e um processador poderoso o suficiente para rodar o Ubuntu, no entanto, se você pretende usar este servidor como um servidor de arquivos grande central, ele provavelmente vai precisar de um disco rígido novo. Você pode lidar com isso por conta própria.

Quando você insere o CD do Ubuntu, e arrancar a ele, em vez de apenas pressionar [ENTER] na tela de boot, 'servidor' tipo pressione enter - o que irá impedi-lo de instalar qualquer um dos pacotes de desktop *, e não a criação de todos os aplicativos desnecessários.

Depois de seguir os passos de instalação, você será solicitado com uma tela de logon - digite o nome de usuário e senha fornecidos durante a instalação, e você está em sua marca novo sistema Linux. A partir daqui, você pode fazer tudo, desde navegar na web, para configurar o computador para tarefas de rede diferentes, para jogar uma série de jogos baseados em Linux.

Gerenciamento de pacotes é uma parte crítica de funcionamento de um sistema Linux, felizmente Ubuntu vem com duas ferramentas distintas e úteis para ajudar na sua gestão de pacote. Aptitude [que, na verdade é apenas uma interface para o apt-get] e apt-get.

Um pacote chamado "samba" lhe permitirá configurar a rede adequada entre computadores com Linux e Windows (pelo menos, esperamos que você tem seus problemas de rede resolvido). Running "sudo apt-get install samba" em sua nova linha de comando vai contar a aplicação apt-get para instalar o pacote samba, e configurá-lo com as configurações padrão.

Uma vez que o samba está instalado, você vai querer configurá-lo para compartilhar certos arquivos / diretórios, e configurá-los em sua rede - rede samba é um tópico enorme de seu próprio, e muito além do escopo deste artigo, no entanto, correr "homem samba" lhe dará o arquivo do manual samba, que relaciona a uma série de outros manuais para olhar. Google é sempre muito útil. :)

Agora, depois de ter rede e samba configurado, você deve ser capaz de transferir arquivos entre Windows e Linux através do Ambiente de Rede / smbclient - agora você tem um servidor de dados configuração básica. Isso foi fácil, não era?

Para aqueles que querem ir mais longe, Pure-ftpd lhe permitirá configurar um completo servidor FTP (File Transfer Protocol) nesta caixa, que você pode usar para acessar seus arquivos remotamente de qualquer computador configurado com um cliente de FTP ( Windows Explorer tem um construído em!), a criação de uma base de Apache servidor web é bastante simples com o apt-get do Ubuntu pacotes e OpenSSH permite ao usuário acessar remotamente para o shell do Linux a partir de qualquer computador equipado com um cliente SSH.

Um avanço ligeiro a este sistema poderia permitir-lhe configurar os scripts Bash combinado com o cron permitirá que você configurar os scripts de backup dos arquivos imediatamente que a cada dia X, ou scripts para fazer o processamento certo para arquivos em determinados momentos - as possibilidades são efetivamente infinitos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário